top of page

CONPLEI NORDESTE 2019

PAULO AFONSO - BA

Para mais informações, por favor, entre em contato com a CONPLEI.

http://www.conplei.org.br/

conplei@hotmail.com

2019.02_CONPLEI-NORDESTE.v5.BRA.jpeg

Português

2019.02_CONPLEI-NORDESTE.v5.USA.v2.jpeg

English

Missiográfico sobre o congresso. Download em PDF para impressão.

Outros missiográficos sobre o CONPLEI.

livreto2019.png

Livreto:

Nordeste Indígena: uma visão espacial dos povos indígenas no nordeste do Brasil

Relatório da ação missionária no

CONPLEI Nordeste 2019

 

Conselho de Pastores e Líderes Evangélicos Indígenas(CONPLEI) se esforça para fortalecer as igrejas indígenas frente aos desafios que enfrentam. O grupo atua alinhado ao “Movimento Três Ondas”, que propõem o trabalho conjunto da igreja estrangeira, da igreja nacional e da igreja indígena para expansão do reino de Deus. Fui convidado, como missionário pesquisador e integrante da igreja nacional, a participar do CONPLEI NORDESTE 2019 realizado no município de Paulo Afonso, na Bahia, com representantes de 21 povos.

 

O tema do encontro foi inspirado em Atos 16:5: “...assim as igrejas eram fortalecidas na fé e cresciam em número cada dia.” Durante 3 dias celebramos o que o Deus em missão está realizando no nordeste. Pessoas dos 9 estados do nordeste e de outras 7 unidades federativas formaram o grupo de mais de 400 irmãos (indígenas e não indígenas) do primeiro encontro CONPLEI NORDESTE.

 

Ouvir os irmãos indígenas compartilharem sobre o poder de Deus foi encorajador. O pastor Kaimbé falou sobre sua formação teológica, a irmã Kiriri da luta com o pai que é o pajé da aldeia, já irmão Xucuru tratou de sua responsabilidade como líder do seu povo. Ouvimos também sobre o cuidado do pastor Pankararu pela igreja em seu povo, o trabalho do missionário Sateré-Mawé, além dos livramentos dados pelo poder de Deus a seu povo. Eu me senti como que testemunhando o que diz o texto de apocalipse 7:9 “Depois destas coisas, olhei, e eis aqui uma multidão, a qual ninguém podia contar, de todas as nações, e tribos, e povos, e línguas, que estavam diante do trono e perante o Cordeiro.”

 

Durante esse tempo, nos reunimos com diversos líderes para planejamento estratégico. Contribuímos com a força tarefa da Aliança Pró-Indígenas do Nordeste e apresentamos às organizações missionária o livreto Nordeste Indígena: uma visão espacial dos povos indígenas no nordeste do Brasil. A publicação visa contribuir para o desenvolvimento de novas ações missionárias nesta região: evangelismo, plantio de igrejas, envio de missionários e outras frentes que apresentam o Reino de Deus.

 

Esteja em oração e considere levar o nome da nossa família ao trono de Deus e contribuir com o nosso Programa de Adoção Missionária mensalmente para a realização de projetos missionários como este em 2019.

 

Rodrigo e Sarah Tinoco

Mais informações (61) 9-9966-4046 | rodrigotinocobr@gmail.com

Saiba mais...

 

Os indígenas do nordeste estão entre os povos que chamamos de “sociedades complexas”. A fé é um emaranhado de crenças: catolicismo, candomblé, espiritismo e tradições espirituais ancestrais. Falar sobre Deus pode trazer em suas mentes figuras míticas que escapam das nossas, tais como, Tupã, Cacique Chicão, Jurema (uma árvore), e até mesmo Lampião, Padre Cícero, Luiz Gonzaga, entre outras.

 

A maioria dos povos indígenas do nordeste vivem duas vidas, a de cidadão brasileiro e a de cidadão indígena. Esta última inclui rituais que são reservados somente a eles. São nestes momentos que a cosmovisão desses povos se revela. Qualquer um deles que por algum motivo queira abandonar estas práticas e crenças, pode perder os seus benefícios comunitários e ainda sofrer danos na família. Essas são algumas dificuldades que enfrentam os missionários que servem a estas comunidades(irmão Jefferson Jean, amigo e parceiro).

bottom of page